PAPO SÉRIO: Terceiro ano, faculdade, escolhas e o que vem com elas.

sábado, novembro 22, 2014


Já tinha um tempo que eu não fazia post na tag do "Papo Sério". Mas me vi na obrigação de vir aqui compartilhar com vocês toda a minha aflição dos últimos tempos, e como sei que muitos de vocês aí também estão passando por isso resolvi debater o assunto abertamente, assim a gente consegue se ajudar.
Estou a 1 passo do terceiro ano do ensino médio, o último ano, os últimos momentos em turma, o último ano onde todos os colegas se conhecem. 
Estou ainda a 1 passo e meio da faculdade, e eu que nunca tive problemas em falar sobre isso, agora me encontro em desespero. Acho que poucas vezes ao longo dos meus 16 anos eu me senti com uma confusão tão grande na cabeça.
Não que alguém fique me exigindo isso, porque meus pais são super tranquilos quanto a isso, mas acho que eu mesma venho me exigindo uma decisão. A decisão do que eu quero pra minha vida depois do colegial, porque amigo, acabou a brincadeira. A decisão de que função eu quero exercer, a profissão que eu quero seguir por amor, não é tão fácil quanto eu imaginava.
Desde muito pequena eu tinha uma ideia formada, arquitetura seria o meu destino. Mas eu sou meio Raul e resolvi ser uma metamorfose ambulante, só nos últimos dois meses eu já fui de moda a publicidade e propaganda, passando por jornalismo, design gráfico e até dança. 
Me peguei no caos do que fazer depois do tão esperado terceirão, e sei que muitos de vocês já passaram ou estão passando por isso também. 
Pesquisei, pesquisei e pesquisei mais um pouco, quis saber tudo sobre todos os possíveis cursos que eu poderia fazer. Conversei com várias pessoas mais experientes e quer saber de uma coisa? Quem foi que disse que a gente é obrigada a tomar uma das decisões mais difíceis da vida com apenas 17 anos? E quem foi que disse que se a gente escolher algo é obrigada a seguir aquilo pro resto da vida? O mundo é muito maior que isso e tem um vasto número de opções, campos muito amplos sobre o que se trabalhar, as opções só crescem cada vez mais. 
A gente vive em constante mudança, assim como a nossa mente e os nossos gostos. Qualquer que for a nossa decisão e a nossa profissão, vai ser exigido mudanças ao longo do tempo. 
A moda vive mudando, o jornalismo também, assim como a publicidade e propaganda, o design, a arquitetura e o que for.
Se quisermos ser bons de verdade na nossa profissão e nos sobressair entre os outros, teremos que seguir estudando e se aperfeiçoando pro resto da vida.
Então amigo, sem pressa e sem essa de querer decidir todo o futuro em poucas horas, porque o futuro a Deus pertence (sempre com a nossa ajudinha, claro), mas sem essa de agarrar o mundo com as mãos. A não ser que você queira ficar louco.
Com certeza vai ser tudo novo e muito diferente do universo que se vive no colegial, o frio na barriga é inevitável, o nervosismo que consome antes de tomar uma decisão assim também. É difícil? É, e eu não me lembro de nenhum professor dizendo que seria fácil. Mas e quem disse que a gente não consegue? Durante a vida toda tive professores que me incentivaram e acreditaram em mim e eu agradeço muito a cada um deles.
Agora acalma esse coração que vem muita coisa pela frente e o medo de ingressar na faculdade é só a primeira delas.
Eu não tenho experiência pra falar com toda autoridade sobre o assunto, mas eu sei que os nossos ideais mudam com a vida, assim como muitas das nossas opiniões se transformam a partir do momento em que damos passos importantes como esses.
São daquelas atitudes que podem mudar a vida da gente em instantes, aquelas coisas que deixam as pernas bambas.
Mas vamos combinar que são por esses momentos que vale a pena comemorar cada vitória. E é por isso que eu sei que vai valer a pena!

You Might Also Like

0 comentários