Meus Autores(as) Nacionais Favoritos

quinta-feira, dezembro 11, 2014


Oi gente, algumas pessoas tem um terrível preconceito com a literatura brasileira e eu apaixonada por livros como sou tenho autores favoritos tanto internacionais como nacionais. Por isso eu vim fazer esse post pra provar que TEM SIM muitos autores brasileiros maravilhosos, alguns até melhores que os internacionais que vocês conhecem por aí. 
Mas a gente tem essa mania né? De achar que tudo que vem de fora é melhor. Vou dizer pra vocês que isso é um baita engano. A maioria das autoras e autores brasileiros que eu conheço tem o dom de mexer com os meus sentimentos de uma maneira incrível. Pena que essas histórias não sejam valorizadas nem transformadas em filme. 
Pra quem ainda tem esse preconceito com livros brasileiros, confere aí uma lista que eu fiz com os meus favoritos e quebra esse tabu!

1. Paula Pimenta
Eu já falei dela aqui algumas vezes e vocês já devem ter percebido o quanto eu sou fã dessa mulher. Já li quase todos os livros (só falta os dois últimos que foram lançados) e  já fiz resenha da série Fazendo Meu Filme. Sempre me apaixono pelos meninos das histórias da Paula e me identifico com as protagonistas. Ela descreve o mundo adolescente e nos entende perfeitamente, se no começo as personagens parecem meio frágeis com o tempo a gente descobre que todas são meninas de fibras que já sofreram e continuam firme.
Os contos dela falam por mim e me fazem chorar e rir sozinha. Se eu fosse vocês corria pra ler todos os livros dela e conhecer um mundo novo.

2. Bruna Vieira
Quem não conhece né? Bruna é minha blogueira/autora favorita e surpreendeu muita gente com seus livros, surpreendeu também quem achava que ela só escrevia contos e crônicas quando lançou o primeiro livro da trilogia Meu Primeiro Blog que conta a história de Anita que, aliás, é uma personagem bem diferente de todas as outras que eu já vi e me mostrou novas maneiras de ver a vida ainda no primeiro livro.
Eu conheci os textos da Bruna através do Depois dos Quinze e quando lançou o primeiro livro de contos e crônicas eu não pensei duas vezes antes de ir lá comprar. Bruna me inspira muito e é uma das pessoas que me incentivou a transformar sentimentos em palavras. Não tem como ler seus contos e não se identificar. 

3. Isabela Freitas
Acho que a Isabela a maioria já conhece também, seus contos e crônicas são bastante conhecidos na internet e não tem quem não tenha pegado uma de suas frases para a vida ainda, mesmo que sem saber. A Isa lançou seu primeiro livro esse ano e o que mais me chamou a atenção foi o nome Não Se Apega, Não que só me reforçou a ideia de que desapegar é se livrar de tudo que faz mal e não "sair pegando geral" como alguns pensam por aí. Me identifiquei muito com a personagem do livro e com vários momentos vividos por ela. Logo farei resenha aqui no blog. Além do livro, Isabela sempre deixa seu blog atualizado com vários contos que não da vontade de parar de ler. Isa é sonhadora e apaixonada como a maioria das mulheres por isso nos entende tão bem.

4. Thalita Rebouças
A mais conhecida autora de livros juvenis, Thalita vem conquistando cada vez mais leitores no Brasil e fora também. A série de livros Fala Sério fez o maior sucesso e foi parar na lista dos mais vendidos. Os livros da Thalita me encantam porque falam do universo adolescente com muito humor e da pra dar umas boas risadas. Apesar dela falar do universo adolescente, acho que os livros são tanto para os jovens como para os adultos, já que ajuda bastante a entender esse universo paralelo chamado adolescência haha. 

5. Clarissa Corrêa
Sempre fui fã dos textos da Clarissa, que me inspiram e me ajudam, é como se ela estivesse falando da gente mesmo. Além de que Clarissa tem uma simplicidade nas palavras e na forma como transforma os sentimentos em palavras que me encanta. Sabe aquele tipo de história que faz a gente parar pra pensar no que estamos fazendo das nossas vidas? Que faz a gente repensar um monte de atitudes? Clarissa nos conforta justamente porque escreve sobre as verdades da vida e faz a gente perceber que todo mundo erra, mas que não precisa insistir no erro.

6. Rafaella Vieira
Como ela mesmo diz, Rafaella escreve aquele tipo de história que da vontade de morar dentro. Rafa já lançou 4 livros, todos com histórias do universo adolescente, porque afinal ninguém resiste e uma boa história de amor juvenil. Tanto pra quem acredita em amor a primeira vista, como pra quem carrega um amor de anos no peito, da pra suspirar a cada página dos livros da Rafa. Pra quem acredita no amor, ela só reforça a ideia de que deve haver amor acima de tudo.

7. Bárbara Moraes
Pra quem acha que brasileiro não sabem escrever livros histórias sobrenaturais, Bárbara prova o contrário. Autora da trilogia Anômalos que mistura conflitos sociais e superpoderes, ela manda muito bem no estilo e é ótima em prender o leitor a suas palavras. Quem gosta de ação, histórias sobrenaturais e superpoderes não pode deixar de conferir os livros da Bárbara.

8. Ique Carvalho
Ique se tornou um dos meus autores favoritos assim que eu vi o título do seu livro "Faça amor, não faça jogo". Quando entendi que ele fala exatamente sobre o amor em todos os seus sentidos, como eu mesma já falei em vários textos meus aqui, só me encantei ainda mais pelo autor. Quem escreve sobre o amor e suas emoções sempre tem a tendência a me conquistar logo no primeiro parágrafo. Ique fez isso com suas histórias.

9. Clarice Freire
Pó de Lua, quer nome mais fofo que esse? Eu, particularmente, amo esse tipo de livro com frases e espécies de poemas. Com o seu lema "para tirar a gravidade das coisas" ela juntou suas frases e desenhos e lançou seu primeiro livro "Pó de Lua" todo delicado e cheio de amor. Tem coisa melhor? Quem é fã de de amor com rima vai amar a forma como a Clarice os une!

É isso gente, acho que deu pra perceber o quanto existem autores brasileiros maravilhosos. Esses são só alguns, se eu fosse citar todos isso ficaria uma espécia de Top 20. Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar e muitos outros também fazem muito sucesso. 
Espero que tenham gostado, beijo grande e até o próximo post!

You Might Also Like

0 comentários