Entrevista Sobre Meio Ambiente - O Informativo do Vale
sexta-feira, abril 04, 2014Olá gurias e guris, o post de hoje é muito bacana e muito ecológico. Como o Mas Bah Gurias é um blog que também se preocupa com o meio ambiente e com o que fazer para ajudar na preservação, hoje a pauta é a nossa mãe natureza. Nessa segunda-feira (31/03) fomos para Lajeado entrevistar Miriam Volkmer Destefani, Gerente de Mercado da Rede Vale de Comunicação Ltda. O Informativo do Vale e Coordenadora geral do projeto Meio Ambiente na Escola. Vale dizer que Miriam foi super simpática e nos recebeu muito bem, deixando-nos a vontade para falarmos sobre o assunto e tornando a entrevista mais descontraída. E quero agradecer em especial a parceria da minha amiga Bruna que acompanhou o Mas Bah Gurias nessa entrevista, ajudando a cuidar de todos os detalhes.
> Desde 2007 é desenvolvido anualmente o projeto Meio Ambiente na Escola e para 2014 uma nova edição do projeto está sendo executado com uma campanha de recolhimento do óleo em uma grande parceria com a Faros. Cada litro de óleo recolhido pelos alunos e vendido ou doado pelas escolas, contará um gol que no final terá uma premiação em três categorias: escolas, alunos e professores.
Nossas questões foram desde como está o meio ambiente até o abordamento da campanha Óleo na Copa em si. Confiram:
MBG: O jornal O Informativo do Vale é um dos poucos veículos de informação que propõe um maior envolvimento da população em campanhas de preservação. Como foram criadas tais campanhas?
O caderno Meio Ambiente surgiu em 1999, como encarte mensal do diário O Informativo do Vale e o objetivo, desde o início, era de contribuir para a formação de consciência ambientalmente responsável e solidaria com o planeta.
Ao longo da trajetória o encarte foi avançando com execuções de ações práticas paralelas ao impresso, assim em 2007 o caderno passou a fazer parte de um projeto mais amplo, o Meio Ambiente na Escola que desde então é desenvolvido com pleno êxito nas escolas de ensino médio do Vale do Taquari.
MBG: Muitas campanhas tem sido feitas para lutar pela preservação do meio ambiente. Mas o que você acha que poderia ser feito a mais para chamar a atenção da população para este problema?
A sociedade como um todo já vem tomando consciência. Hoje em dia as crianças já aprendem desde cedo, tanto na escola como em casa, a preservar o meio ambiente. Se pararmos para analisar até brinquedos estão sendo voltados para essa questão. Hoje em dia é bem mais raro ver pessoas atirando lixos pela janela de carros, por exemplo, do que há um tempo atrás e não tem jeito, a conscientização vem da educação. Educação é à base de tudo por isso é importante investir nessa área.
MBG: Você acha que a Copa do Mundo no Brasil pode influenciar no nosso meio ambiente? Essa influência seria boa ou ruim?
A copa por si só não influenciaria no meio ambiente, mas talvez as coisas que estão sendo feitas por causa da copa. Porém as obras que estão sendo realizadas estão tentando ocorrer dentro da legislação ambiental. A Copa não vai trazer benefícios por si só, nem malefícios, mas nós (formadores de opinião, educadores, professores) podemos aproveitar que a Copa está na mente das pessoas para conscientizar sobre o meio ambiente. Em 2010 ano de Olimpíadas, por exemplo, o projeto do Meio Ambiente na Escola foi Olimpíadas Ambientais com cinco tarefas distintas.
MBG: Você acredita que daqui alguns anos a água vai ser muito escassa e será difícil sobreviver com o caos do meio ambiente?
Sim e no fundo as guerras que estão acontecendo no Ocidente já são por causa da água. Nosso país ainda é muito privilegiado em relação à água, pois ela já está subindo seu preço cada vez mais e futuramente ela será muito cara.
MBG: E sobre o Óleo na Copa, qual o principal objetivo deste projeto?
Queremos diminuir o dano ambiental causado pelo óleo. A maioria do óleo usado na cozinha é despejado na terra ou na pia que, automaticamente, vai para o solo causando grandes danos ambientais. Com esse projeto os alunos podem recolher esse óleo que é descartado em casa, no vizinho ou no restaurante, em litros e colocar nas bombonas distribuídas nas escolas.
MBG: O Mas Bah Gurias é um blog que se preocupa com a natureza, o que você acha que podemos fazer para contribuir com a conscientização?
Podem, além de levar diversas reportagens de conscientização, se engajar junto na campanha Óleo na Copa e ajudar a diminuir os danos ambientais incentivando os leitores a fazerem isso também.
MBG: Sabemos que o desenvolvimento muitas vezes vem aliado à destruição do meio ambiente. Como é possível aliar o desenvolvimento e a preservação ambiental?
O crescimento e o progresso são necessários e não podemos impedir o impacto das construções com o meio ambiente. Mas uma forma de não causar tantos danos em função do progresso é compensar. Se cortar 1 árvore ali, plante 20 lá. O progresso precisa acontecer de acordo com os limites da natureza porque a saúde e progresso do ser humano também são meio ambiente.
Por enquanto é isso, mas esperamos poder fazer muito mais para contribuir com a conscientização ambiental, então aguardem mais posts sobre o assunto.
É clichê, porém extremamente necessário ser lembrado todo dia: O meio ambiente precisa dos nossos cuidados.
Beijos e até o próximo post!
É clichê, porém extremamente necessário ser lembrado todo dia: O meio ambiente precisa dos nossos cuidados.
Beijos e até o próximo post!
0 comentários